sábado, 14 de maio de 2011

Nespereira


A nespereira este ano carregou. Mas sucedeu um acontecimento deveras estranho, as nêsperas viradas a sul e a poente eram pequenas e repletas de "pedra" (manchas escuras e rijas), as viradas a norte e a nascente eram lindas. Estou a investigar o acontecimento.


Arroz de Lulas

Agora a melhor parte.

As formas de consumir os produtos da terra são variadíssimas, ora aqui vai uma receita simples, eficaz e muito saborosa, o Francisco e a Inês devoraram.

A receita é simples:

Fax-se um refogado com uma cebolinha da horta, 2 cabeças de alho da horta também e uma pitada de sal qb, quando o refogado estivar lourinho, colocam-se as lulas cortadas em aros juntamente com os tentáculos, deixa-se fritar em lume alto para fritarem, mexendo sempre para não queimar, 2 minutos depois coloca-se a polpa de tomate e 2 minutos depois o arroz previamente lavado e juntar água quente, tapar o tacho e deixar cozer em lume baixo, servir com com salsa do quintal e uma saladinha de alface também do quintal.

O meu amigo chef Chakall, não faria melhor.

Confirmem.




Tomatinhos


A primavera está definitivamente aí, como o sol generoso e os maiores períodos de sol fazem crescer as plantas e o seus frutos, é o caso dos tomateiros. Temos tomateiros de 4 espécies diferentes, chucha, 3 cantos  cherry e de trepar. Ainda não amadureceu nenhum, mas já não falta muito, pois como vêem já estão a ganhar forma, só falta a cor. Se a água não faltar, vamos ter a maior colheita de sempre. Muitos ou poucos, nada se vai desperdiçar, o tomate pode ser usado fresco em saladas, pizzas, massas ou em refogados. Para conserva-lo existem várias técnicas: congelamento, seca ou em compota.
Este ano, se tudo correr bem, vou experimentar algumas dessas técnicas de conservação.





Colheita de Alhos


Há quem não goste, quem não use, quem use mas não abuse, quem os corte com luvas e quem fique dois dias com os dedos a cheirar a alho depois de os cortar. Pois cá em casa cortam-se sem luvas, ao estilo do Henrique Sá Pessoa, não se abusa mas usa-se e agora já não se compra, porque não é preciso, pois este ano a colheita embora não tenha sido abundante, foi generosa.

Vejam as imagens tiradas imediatamente depois da colheita, ainda com terra e grelo. Os alhos agora precisam de secar, depois são limpos, podem-se tirar o grelo entrança-los ou apenas corta-lhes a rama. 






terça-feira, 10 de maio de 2011

Capa da National Geographic de Maio


Esta fotografia tirada aqui no meu quintal, enquadrava-se perfeitamente no post anterior, mas por ter sido a capa da National Geographic deste mês, achei que deveria merecer um post individual.



Courgette

O tamanho de algumas courgettes já não destoavam em nenhuma prateleira de muitos supermercados, mas vou deixa-las crescer um pouco mais.
Apareçam por aqui para verem como ficarão grandes.




Enxada

Toda a gente come produtos da terra, mas poucos conhecem as ferramentas usadas para a trabalhar, e desses, ainda muito menos alguma vez pegaram numa enxada ou a usaram.

Para os segundos aqui vai uma imagem da minha enxada. Para estes e para os terceiros, aqui fica um convite para ajudarem na cava do quintal. Proporciono curso intensivo, com garantia de aprendizagem e aprovação em exame final.

Nota: Curso Grátis.



Adivinha

Investi numa embalagem de plástico, paralelipipédica de 300 litros com uma tampa no topo, outra num dos lados e tem muito buracos, é o quê?
Alguem sabe?
.....?
Mais uma pista: coloca-se fora no exterior e pões-se lá dentro o que ninguém quer em casa.

Agora é fácil.

Um compostor. Claro!






 Para que serve?
Tudo que são restos de alface, couve, outros vegetais, frutas e cascas, coloco dentro do compostor.
Coloco também ervas apanhadas no quintal.
Podem-se colocar também papeis de jornais e revistas, mas estes demoram algum tempo a decomporem-se.
O que não se deve colocar: tudo o que não for orgânico: plásticos, metais, etc.

Algumas dicas para acelerar o processo de compostagem:

1) O Compostor deve ser colocado directamente sobre a terra, para que as bactérias da terra actuem sobre a mistura;
2) A mistura deve estar sempre húmida, mas não ensopada;
3) A mistura deve ser remexida regularmente para oxigenar;
4) O composto estará pronto, quando se parecer com terra;

Este composto é fortíssimo e ideal para substituir adubos químicos.