sábado, 8 de dezembro de 2012

Um agricultor `e tambem um costrutor

O objectivo `e o de construir uma rampa de inclinacao adequada para que a maquina - motoenxada consiga entrar e sair do terreno. Como o terreno se apresenta em 2 sucalcos, acessiveis apenas por escadas de pedra e depois do vizinho ter vedado a entrada pelo terreno dele, tenho que rapidamente, ou assim qie consiga, transformar as ingremes cadas de pedra em duas rampas.
Esse era um trabalho indicado para o Bob o construtor, a falta desse profisional, tenho mesmo de ser eu a concluir a tarefa.
Como todas em as boas empresas, o projecto primeiro, depois a execucao.
Ora vejamos, escafas de pedra e muros de pedra. Esta feito o projecto, derrubam-se as pedras dos muros, constroi-se outro de sustentacao da rampa mais a baixo e vai-se monitorizando a inclinacao.
Depois de muitas pedras a rolar e uma grande dor de costas durante 3 dias, o trabalho final faz inveja ao director do programa "querida mudei o quintal".
Ora confirmem.






Favas - update

Elas continuam e crescer.
Ate me comeca a doer as costas so de pensar te as tenho de sachar dentro em breve.


Mais uma manha de trabalho duro

Durissima manha de trabalho.
Cavei fundo mais uns metros quadeados de terra pejada de silvas. A rama ja tinha sido cortada ha algumas semanas mas e urgente cavar fundo e remover as raize,s desta praga. De outra forma voltam a crescer na Primavera.
Este trabalho e muito duro, em cada cavadela tenho de me vergar e arrancar cada uma das silvas pela raiz.
Estou certo que tem aqui a origem da expressao popular "cortar o mal pela raiz".
Aos poicos vou tendo o terreno cavadinho e sem silvas. Esta e sem duvida a melhor altura para o fazer, o terreno cavado gica com a erva enterrada, com a chuva apodrece e enriquece a terra e aumenta a produtividade da proxima sementeira.
Embora use a tecnica toda, o terreno esta a precisar mesmo `e de um bom fertelizante animal. Para os menps entendidos, coco, merda de animal mesmo.
O meu vizinho tem um cavalo, `a beira do estabulo tem um monte enorme de panha com o dito coco do cavalo, aquela cena no meu terreno era mesmo indicada, patece que estou a ver batatas de quilo e aboboras xo Entroncamento.
Tenho de negociar com o vizinho o coco do cavalo.