domingo, 28 de abril de 2013

Nova tecnica de plantacao

Sendo uma horta experimental, mais uma vez experimentei uma tecnica diferente de plantacao.
Nesta epoca plantam-se morangueiros, pimentos, tomateiros, bem, na Primavera planta-se quase tudo.
Um dos problemas e que todas estas plantacoes e que precisam de muita agua, estando a agua a precos muito elevados decidi que teria de arranjar forma de poupar este liquido. Adquiri entao um filme plastico preto, e o filme usado nas plantacos de morangueiros.
Este filme nao e caro e e facilmente encontrado em qualquer horto ou cooperativa.
O filme evita a evaporacao da agua da terra e ao mesmo tempo evita que as ervas crescam, pelo menos e a minha esperanca.
Este filme e colocado por cima da leira previamente cavada, sem torroes e perfeitamente lisa. Anyes de colocar a tela, espalhei um pouco de fertelizante natital - estrume de cavalo, a terra estava a precisar. Entre leiras deve ser cavada uma vala. A tela deve ficar bem fixa ao chao em toda a periferia, de outra forma voa com o vento e estraga toda a empresa.
Depois de estendida e fixa, fiz buracos com uma tesoura. O espaco entre buracos sao variaveis, entre tomateiros maior do que entre morangueiros ou alfaces.
Posto uma serie de fotos de todo o processo, ate parece facil.
Por ultimo coloquei as plantinhas e eguei.
Bem, se a tecnica funcionar, poupando agua e evitando que as ervas crescam em volta das plantinhas, adopto-a definitivamente, mas no proxomo ano coloco tubos de errigacao por baixo do filme plastico, evito desta firma de regar buraquinho-a-buraquinho.








Epoca de colheitas

Esta na altura. Na altura de colher as favas.
Mas nao sou so eu a colhe-las, os ratos do campo tanbem teem estado aterefados.

Porque a horta e experimental. Este ano experimentei uma nova tecnica. Ora atentem bem ao experimentalismo: este ano decidi nao sachar as favas, deixei a erva crescer, as vantagens sao muitas. Ao deixar a erva crescer, evitava que o vento que este ano tem sido violento, nao partisse as favas, a segunda vantagem e mais obvia, tinha muito menos trabalho. O principio da experimentassao esta corretisimo. O que eu nao esperava era que a erva crescesse mais que as favas. Ora essa deve ter sido a causa de a producao ser tao fraca, poucas vagens, e as que apareceram sao magrinhas.
Nunca tinha visto erva tao grande.
Acho que nao me safo de sachar as favas na proxima epoca.