sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Amanha vou a horta

Amanha vou a' horta ver as alfaces, apanhar as ervas enquanto sao pequenas e teem pequena raiz.
Vou visitar o viveiro, ver se ja' existem vegetais para transplantar, alfaces, rucula ou beterraba.
Ver se os morangueiros ja teem morangos a rebentar.
Agora e' noite, esperemos por amanha.
Prometo fotografias, apare,cam.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Construí uma estufa

Não seria uma horta experimental, se não tivesse uma estufa.
Andei a informar-me sobre esta tecnologia.
Procurei processos de construção, tipo de plastico, orientação solar.
Como o objectivo era o de experimentar, e concluir se era mesmo vantajoso cultivar vegetais e outras espécies nestes locais abrigados, cheguei a uma solução de compromisso, o custo reduzido e o espaço disponivel para as ditas "experiências".


Estufa aberta

Coloquei dois conjuntos de barrotes paralelos distanciados de aproximadamnete 1,2 metros, fiz 4 buracos distanciados de 90 Cm em ambos os barrotes, cortei 4 varões de eliaço 6mm e enfiei as pontas dos varões nos buracos, por fim tapei a estrurura com plastico transparente e 6x2metros. Num dos bordos preguei o plastico aos barrotes para que o vento não o levantasse, no outro bordo não o prequei, desta forma não teria hipotese de "visitar" as culturas sem o despregar, neste procesos de pregar e despregar, estragaria o plastico em pouco tempo, optei então por colocar pesos neste bordo assim como nos topos.  

Finalmente os alhos começam a nascer

Este ano decidi experimentra fazer uma cultura de alhos. Alho comum, vulgar, daqueles que se metem nos refugados e bacalhau, que pegam 2 dias o cheiro aos dedos e quando mastigados provocam álito a lavrador. Esses mesmos.
Passei pelo Lidl e comprei 2 saquinhos de alhos, cada um tinha 5 cabelas, cada cabeça aproximadamente 8 dentes. Contas rápidas: 80 dentes de alho ao todo.
Cavei um talhão, penso que é assim que se chama a um pedaço de terreno, nem pequeno nem grande. Enxada em riste, fui abrindo uns regos e pondo os dentes de alho com o bico virado para cima (ouvi dizer que se os bicos ficarem para baixo, os alhos não nascem). Com a terra que retirava da abertura de um rego, tapava os alhos cemiados no rego anterior.
No final ficou um talhão bem lisinho.
Depois esperei, esperei, esperei e quando quase desespráva, quase um mês depois começou-se  a vislumbrar qualquer coisa.
Vejam a imagem.
Daqui a 3 meses ou menos, vou ter uma grande colheita. Vou entrança-los e vende-los na feira da Malveira.

Brincadeira, são para consumo proprio!