sábado, 10 de novembro de 2012

"Ganda maquina"

A minha rocadeira e assim, uma ganda maquina de rocar, gaca tudo o que lhe aparece a frente, solvas, ervas e ate arbustos e canas. Torna tudo em pequenos oedacos que acabam por apodrecer e fertelizar a terra.
No final a terra parece limpa, mas e preciso cava-la com a enxada para arrancar as raizes das silvas se nao elas voltam a rebentar. Como naquela terra nao entra o tractor so mesmo com a enxada se consegue um trabalho efectivo.
Mas da trabalho e muitos calos e bolhas nas maos.
Deixo aqui um repto aos meis fieis leitores e leitoras, a todos os que se queiram iniciar nas artes agricolas, para aparecerm por la, eu forneco todo o material necessario e desta forma usufruem de um cirso agricola gratuito e ainda uma sandes de coirato ou torresmo a acompanhar uma malga de vinho tinto, do bom, claro!
Mas calma, as inscricoes sao limitadas.



Minhoca

Enquanto andava cavando, tarefa dificultada pela quantidade de raizes de silvas que depois desfazer a ervagem permaneceram na terra, encontrei inumeros destes fofissimos bichinhos.
Mata-los?
Nem penses nisso, estes carnudos e amorossos bichinhos sao um dos maiores aliados do agricultor.
Sozinhos cavam tuneis enormes a procura de alomento, esses tuneis garantem o arejamento e por isso a fertilidade da terra.
Claro que o uso de erbicidas, pesticidas ou fertilizantes artificiais, poem em risco estes trabalhadores sem salario ou servico do agricultor.
Deixa-los por isso viver.
Como costumo dizer: nao e preciso inventar muitos, bas mesmo aproveitar os meios que nosso senhor jezus cristo poz generosamente a nossa disposicao.
Tenho que dar esta novidade ao Passos Coelho, nao devemos nunca matar a galinha dos ovos de ouro.