segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Horta Comunitária em Carcavelos

Em tempos de crise económica, e para evitar maiores crises sociais, as Juntas de freguesia, Câmaras Municipais e Institutos Públicos começam a disponibilizar e a fomentar o cultivo de espaços urbanos.
O conceito é simples, a Junta, Câmara ou Instituto divide um terreno em vários talhões, cada um desses talhões é atribuído a uma pessoa ou família que se tenha inscrito para o cultivar, em retorno a instituição recebe uma maquia anual pelo uso do terreno, ao mesmo tempo que envolve os munícipes em tarefas comunitárias e potencialmente ocupa de forma ordenada terrenos que até ali estavam ao abandono.


É a verdadeira entrega da terra a quem a trabalha!


Ora vejam aqui algumas fotos dum espaço no Bairro de São João, que até há pouco tempo era um baldio, e como foi aproveitado de forma exemplar pela junta de freguesia de Carcavelos.



Gostei do pormenor "Não traga animais para a horta comunitária, excepto cães guia", esta malta não se esqueceu de excepção nenhuma.




Todo o espaço é delimitado por uma cerca de madeira.




As zonas de passagem são cobertas por um tapete de gravilha, não vá alguem enganar-se no caminho e pisar as alfáces do vizinho.


Houve quem já tomasse posse do seu terreno, plantando alfaces e fazendo sementeiras de... couves? Bem o tempo também não tem ajudado.




Estas hortas são o sonho de qualquer agricultor: vedadas, fácil acesso, mesmo ao pé de casa, e até teem uma boca de água em cada talhão. E para que ninguem se queixe que tem de levar e trazer a sua enxada todos os dias, até teem uma casinha de arrumos, em madeira! A condizer com a vedação.

Mas parece-me faltar aqui qualquer coisa, se não raciocinemos. Horta Comunitária urbana, logo dentro de uma urbe, povoação. Nestes sitios de passagem há sempre quem não resita á tentação de saltar uma vedação de 80cm de altura e tomar para si, não digo roubar, mas apoderar-se do quenão é seu e que está mesmo ali á mão de semear.

Pois é, estou mesmo a ver a noticia de abertura do Jornal Nacional da TVI num destes dias, "Ti Jaquim acordou esta manhã sem tomates".



Sem comentários:

Enviar um comentário