sábado, 14 de maio de 2011

Colheita de Alhos


Há quem não goste, quem não use, quem use mas não abuse, quem os corte com luvas e quem fique dois dias com os dedos a cheirar a alho depois de os cortar. Pois cá em casa cortam-se sem luvas, ao estilo do Henrique Sá Pessoa, não se abusa mas usa-se e agora já não se compra, porque não é preciso, pois este ano a colheita embora não tenha sido abundante, foi generosa.

Vejam as imagens tiradas imediatamente depois da colheita, ainda com terra e grelo. Os alhos agora precisam de secar, depois são limpos, podem-se tirar o grelo entrança-los ou apenas corta-lhes a rama. 






2 comentários:

  1. Ora Viva!
    Parabéns peloa alhos! e pela sua horta em geral, sim, já percorri a maioria dos post's!
    Devo acrescentar que por os meus lados arrancam-se os alhos pelo S. João. Mas eu tb já os arranquei, pq geralmente apanham um fungo na raiz que os faz apodrecer...
    Quanto à suas cebolas, poderá ser ou algum fungo, ou fertilizante e agua a mais.
    Poderá tentar no final da recolha, aplicar "cal-viva", serve de corrector de pH do solo e elimina fungos.
    Nunca se esqueça da rotatividade! Vai ver que também ajuda muito!
    Até breve,
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário e sugestões.
    Dedicei-me a um pequeno periodo de refleção acerca desta problemática e cheguei à seguinte conclusão: Penso que o que aconteceu foi isso mesmo que refere, água a mais, porquê? Porque este ano foi muito chuvoso. Mas a culpa não foi apenas dos designios do São Pedro, um agrivultor não pode estar refei desses designios, mas sim encontrar formas de os contornar. Na minha reflecção, lembrei-me que em enúmeras sementeiras, nomeadamente de alhos que tenho observado em vários locais, costumo observar regos entre leiras, pois bem estes regos podem ser a solução para diminuir o execesso de água na terra e assim evitar o apodrecimento dos alhos quando estão em fase de amadorecimento, porque ao mesmo tempo que servem para escoar a água das chuvas servem também para diminuir o excesso de água no solo, mantendo-o arejado e humido mas não ensopado. Da forma que os semeei, sem fazer os regos, os alhos ficaram talvez com excesso de humidade, causando o seu apodrecimento e bolor.

    ResponderEliminar