terça-feira, 26 de abril de 2011

Primeira colheita de alhos

Para ver como estavam as cabeças de alho, decidi arrancar uns quantos, apanhei uma valente decepção.
A primeira decepção foi desde logo pelo tamanho das cabeças, estava à espera de cabeças mais generosas.
A segunda porque uma das cabeças de alho estava a apodrecer.
Tenho de rever as técnicas de cultivo de alhos, pois parece-me que alguma coisa falhou nesta safra.
Aproveito para perguntar aos meus fieis leitores, se sabem quando se devem colher os alhos, deve-se esperar que a rama seque?



5 comentários:

  1. Sim, deve esperar que a rama seque.
    Os alhos apanham-se pelo S. joão, ainda falta mais de um mes.
    bj eugénia

    ResponderEliminar
  2. Os alhos querem mta humidade, mas o chao encharcado pode leva-los a apodrecer... nao terá sido isso?

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo, o alho apesar de querer alguma humidade, na fase de " escascamento", quer dizer a partir de finais de março, meados de abril, não deverá ter muita humidade.
    Para que as cabeças sejam bem mais generosas, deverá sachá-los mais que uma vez, e colocar cinza ( restos da lareira) à vontade, sempre vi fazer assim na quinta dos meus pais e eu mesmo assim continuo a fazer. Um abraço agricola desde o Alentejo.

    ResponderEliminar
  4. alhos semeados, no NATAL, dá crista de galo !!! ditado, agricula antigo...
    assim fiz, mas muita rama verde, que ponho alguma, no cozinhado, de favas...
    cinza, adubo, mas as cabeças estão ainda pequenas. vou esperar, pelo sao joao. um abraço

    ResponderEliminar