terça-feira, 12 de abril de 2011
Nova técnica de sementeira
Depois do insucesso das sementeiras em covetes, tive a necessidade de "inventar" uma técnica que garantisse um maior sucesso.
A sementeira em covetes teve um sucesso que variou entre 0 e 100% de acordo com a espécie. Na generalidade o sucesso rondou os 25%, o que é muito baixo, mas é sobretudo um enorme desperdício de sementes.
Esta falta de sucesso deveu-se sobretudo ao facto de não ter conseguido manter a humidade e temperatura aceitáveis para a geminação dessas sementes, o calor secava demasiadamente depressa as pequenas covetes impedindo as sementes de germinar e mesmo as que germinavam não encontravam as condições ideais para crescer e acabavam por definhar, secar e morrer.
A técnica "inventada" por mim surgiu precisamente desta necessidade de manter a humidade e temperatura constantes e óptimas na altura critica da germinação.
Com fiz?
Peguei em caixas de plástico transparente usadas e bem limpas, coloquei papel higiénico no fundo, borrifei sem encharcar, por último coloquei as sementes em contacto com o papel húmido tapando-a de seguida e colocando-a em local iluminado mas longe do sol directo.
Passados 7 dias o sucesso é visível:
Nesta imagem consegue ver-se uma floresta de manjericão. Se o sucesso nas covetes foi de 3 para 10, com esta técnica chegou aos 100%.
No canto inferior direito da imagem, conseguem-se perceber que as sementes de duas espécies de alface ainda não começaram a germinar, isto porque cada espécie tem o seu tempo de germinação, neste aspecto o manjericão é campeão.
Mas ainda não deitem foguetes antes da festa. Claro que as plantas não podem crescer neste espaço para sempre, é pois preciso transplantá-las, é aqui que entram as covetes. Hoje transpnatei algumas plantas de manjericão, daqui a 1 semana veremos como se estão a dar.